Presidente do Instituto Supereco participou das comemorações dos 15 anos da OBME

14/12/2022

Andrée de Ridder, presidente do Instituto Supereco, participou de dois eventos em comemoração aos 15 anos da Organização Brasileira de Mulheres Empresárias (OBME). Um deles foi o lançamento do livro “Sozinhas invisíveis, juntas invencíveis” do qual Andrée é uma das autoras. O outro foi o Congresso Nacional da OBME, que aconteceu no Alto de Pinheiros, em São Paulo. Andreé realizou a palestra sobre as boas práticas do projeto Tecendo as Águas, uma realização do Instituto Supereco em parceria com a Petrobras.

Andrée de Ridder e Lilian Schiavo no evento de Comemoração dos 15 anos da OBME

Sozinhas invisíveis, juntas invencíveis

No livro, Andrée é responsável pelo capítulo “O poder das conexões e do coração” e conta sua história desde a infância até suas realizações no Instituto Supereco e como se tornou coordenadora da OBME. Confira um trecho: 

Talvez já empreendesse quando vendi chaveiros a beira mar, aos 14 anos, para comprar as coisas que queria ter. Nesta época conheci a Adelina Alcântara Machado, fundadora da OBME, uma pessoa que sempre me incentivou a olhar para além do tempo. Em 2017, voltava de Portugal entristecida com a recém passagem da Adelina, quando a atual Presidente da OBME, Lilian Schiavo, me procurou para retomarmos o sonho da nossa querida fundadora: tornar a OBME uma referência em negócios e nas causas das mulheres, como o combate à violência (de todas as formas) e a prevenção do câncer de mama, ambos temas que vivi pessoalmente e me tornei “embaixadora”.

Congresso Nacional da OBME

No Congresso, Andrée ministrou palestra que além de contar a experiência do Tecendo as Águas também abordou ODS, Década dos Oceanos e a parceria com a OBME.

Lilian Schiavo, presidente da OBME contou um pouco do que aconteceuno encontro. “O Congresso foi uma oportunidade para criar laços comerciais e de amizade, trocar experiências e conhecimentos. Falamos sobre impacto social positivo, empreendedorismo indígena, sustentabilidade e economia circular”, finaliza.

OBME

A organização completou 15 anos de muito ativismo e luta pela inclusão das mulheres em todos os espaços. A Organização faz parte da FCEM Femmes Chefs D’Enterprises Mondiales, (Fundação Mulheres Líderes Globais de Negócios), fundada na França em 1945, na época da 2° Guerra Mundial pela Madame Yvonne Foinant. Atualmente, presente em 120 países, nos 5 continentes, é a organização pioneira em conectar empresárias no mundo.

Para Lilian, a Organização é formada por mulheres inspiradoras: “Por isso, costumo dizer que não temos seguidoras, todas são líderes.”, revela. A presidente conta ainda que o livro traz histórias de superação, conquistas e coragem. “Somos mulheres que apoiam outras mulheres, que ligam holofotes e microfones para dar voz e visibilidade para todas nós”.

Siga o Supereco e o Tecendo as Águas nas Redes Sociais!
Facebook: www.facebook.com/institutosupereco https://www.facebook.com/ProjetoTecendoasAguas
Instagram: www.instagram.com/institutosupereco
Linkedin: www.linkedin.com/company/instituto-supereco