Supereco realiza Festival junto ao Voz dos Oceanos com programação gratuita neste sábado (25) no Guarujá-SP

23/11/2023

Sábado, 25 de novembro de 2023, das 10h às 18h, no Centro Esportivo Duque de Caxias – Tejereba, no Guarujá, alunos e educadores da E.E. Prof. Arthur de Campos Gonçalves, da E.E. Marcílio Dias, da E.E. Profa. Philomena Cardoso de Oliveira, da E.E. Prof. Waldemar da Silva Rigotto, da E.M. 1º de Maio, da E.M. Prof. Antônio Ferreira de Almeida Jr. e da E.M. Dr. Napoleão Rodrigues Laureano, além de organizações da sociedade civil (OSC) da região, serão os protagonistas da primeira edição do Festival Voz dos Oceanos. O evento integra o programa de Educação Ambiental da iniciativa liderada pela Família Schurmann, que atua junto às escolas públicas da cidade com curadoria e execução técnica do Instituto Supereco, patrocínio da Santos Brasil e apoio da Prefeitura do Guarujá por meio das secretarias municipais de Cultura, Educação, Esporte, Meio Ambiente e Turismo e da Diretoria Regional de Ensino da Secretaria Estadual de Educação.

Aberto ao público e com entrada franca, o Festival Voz dos Oceanos tem sua programação desenvolvida e inspirada na defesa do Planeta Água com apresentações de dança, esportes, música e teatro; desfile de moda sustentável; exibição de vídeos; exposições de brinquedos e jogos feitos a partir de resíduos, desenhos, fotografias, materiais pedagógicos, pop art e projetos sustentáveis; atividades interativas; dança circular; oficinas de brinquedos e enfeites natalinos com materiais reutilizáveis, confecção de chaveiros da fauna marinha e redes de pesca, filtro dos sonhos, pintura de rosto e tye dye, entre outras atrações. O evento também será o palco para debates com autoridades, ambientalistas, lideranças comunitárias e especialistas nas rodas de conversa “Diálogos pelos oceanos, cultura caiçara e impactos do lixo no mar” e “Esporte como ferramenta de cidadania e sustentabilidade”.

Na construção coletiva de uma programação ampla e diversa, importante destacar ainda a participação de OSCs como Associação Dos Povos Tradicionais Caiçaras e a Associação Folclórica Reisado Sergipano Bumba Meu Boi de Guarujá, Associação Cultural, Esportiva, Social e Educacional Lugar de Menina é no Tatame, Associação SOS Rio do Peixe, Centro Comunitário Sítio da Conceiçãozinha, Cia Arte em Cena, Instituto Arte em Movimento Ana Zucchi, Instituto Educasurf e Projeto Ondas, entre outras organizações. Voltado para toda a família, o Festival Voz dos Oceanos traz uma agenda diversa e lúdica, que navega por boas práticas com os elementos de água, energia, resíduos e sustentabilidade em transversalidade com os 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela ONU. Tendo como ponto de partida o programa de 1 ano em Educação para a cultura oceânica e a cidadania como base para a grande transformação desejada, o evento ainda abre espaço para a Economia Circular com a participação de empreendedores e talentos comunitários do artesanato e da gastronomia, além de um Ponto de Entrega Voluntária de resíduos (PEV) de embalagens plásticas limpas como moeda social.

Festival Voz dos Oceanos

Data: Sábado, 25 de novembro de 2023

Horário: das 10h às 18h

Local: Centro Esportivo Duque de Caxias – Tejereba

Endereço: R. Silvio Daige – Jardim Tejereba, Guarujá – SP

Evento aberto ao público com entrada franca!

Confira abaixo a programação completa!