6ª edição do Festival Tecendo as Águas recebe mais de 2 mil pessoas em São Sebastião

27/10/2023

Mais de 2 mil pessoas se reuniram no bairro São Francisco, em São Sebastião-SP, entre os dias 29 de setembro e 1 de outubro para celebrar a 6ª edição do Festival Tecendo as Águas, serra, terra e mar. O evento mais de 30 atrações e foi realizado pelo Instituto Supereco, por meio do projeto Tecendo as Águas, pela Prefeitura de São Sebastião, contou com a parceria da Petrobras, o apoio da Fundação Educacional e Cultural Deodato Sant’Anna (Fundass), da Rede São Francisco e de mais de 40 instituições.

Nesta edição, o Festival comemorou uma década do projeto Tecendo as Águas e o aniversário de fundação do Instituto Supereco que há 29 anos realiza projetos, mentorias e ações enfatizando o protagonismo comunitário na sustentabilidade. Durante o evento, houveram diálogos importantes sobre o Oceano e boas práticas, muita música, dança, oficinas, apresentações culturais, comida de qualidade, artesanatos maravilhosos e muito mais.

O 6º Festival tinha como tema a Década do Oceano, uma iniciativa global da ONU que enfatiza a proteção dos mares. Uma de suas ações para sensibilizar para a importância da preservação dos oceanos foi um Mutirão de Limpeza de Praia, no qual foram recolhidos 14,5 kg de lixo, incluindo 273 bitucas de cigarro e 173 pedaços de vidro.

O tradicional “Espaço Brincar” ofereceu atividades educativas e enriquecedoras para crianças de todas as idades, incluindo a criação de Placas Educativas e instruções sobre Prevenção de Afogamentos. O evento contou com o lançamento de dois livros inspiradores, “Quem mora comigo?” de Rosana Gaeta e “O Abricó da Restinga” de Aureliane M. M. Lira. Além disso, o festival contou com a cobertura feita por jovens eco-repórteres para a TV Supereco.

Um destaque do festival foi o “Encontro de Ecoempreendedorismo, Turismo e Economia Criativa – Década dos Oceanos”, onde foram debatidos temas atuais e desafiadores, incluindo o empoderamento das mulheres no empreendedorismo sustentável e a promoção de um turismo que respeite o meio ambiente.

O Festival Tecendo as Águas continua crescendo e promovendo a conscientização sobre a importância da sustentabilidade e da preservação dos oceanos, demonstrando a força da comunidade e de diversas instituições em prol de um mundo mais sustentável.

Atrações culturais marcaram os três dias de Festival

Durante três dias o Festival recebeu cerca de 15 atrações culturais de diversos parceiros. Entre os destaques estiveram apresentações das crianças do Projeto Garoçá, Projeto Cidadão Criança e Projeto Viração. Para os apreciadores de boa música, o festival contou com as brilhantes apresentações de MPB com Amadeu Matos, do envolvente Trio Praiano de forró e da encantadora Lia Yuki que cantou músicas do gênero pop. Os grupos Maracatu Marabantu e Odé da Mata também abrilhantaram a celebração e envolveram todos os públicas nesta grande festa.

Você pode conferir detalhes destas e de outras atrações da programação completa do Festival em nosso Boletim Supereco 6 (clicando aqui). Também fizemos postagens dedicadas exclusivamente ao 6° Festival Tecendo as Águas no Instagram e Facebook.