Banner Post

Sobre o Instituto

O Instituto Supereco é uma organização social de interesse público (OSCIP), fundada em 1994, com renomada atuação nos vários campos da educação, comunicação, conservação e sustentabilidade. Conheça mais da nossa história.

Com 27 programas e projetos socioambientais já desenvolvidos em vários Biomas do Brasil, e mais de um milhão de beneficiários das nossas ações, percebemos que muitas instituições estão preocupadas em cuidar do Planeta. Nossa causa é cuidar das pessoas!

Acreditamos que cada ser humano é um potencial agente de transformação socioambiental no seu endereço ecológico. Por isso investimos na educação, na sensibilização com a leitura crítica da realidade e na formação criativa, contínua e mobilizadora para “aprender fazendo” e, assim, agir com boas práticas de conservação. O equilíbrio do Planeta será uma consequência desta mudança pessoal e coletiva.

Oceano, águas, florestas, clima e sociedade são a nossa pauta ambiental!

Missão

“Promover a educação e a comunicação socioambiental como estratégias de engajamento na sustentabilidade aliada ao desenvolvimento humano integral”.

Visão

“Ser um centro de referência em pesquisa e formação em educação, comunicação, empreendedorismo, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental que possa acolher, colaborar e compartilhar metodologias, saberes e resultados com potenciais multiplicadores e parceiros”.

Valores

Respeito, Amor, Ética, Confiança, Conexão, Cooperação, Visão Sistêmica, Diálogo e fortalecimento mútuo

Acesse nosso dossiê de 26 anos no link: Transparência

Endereço ecológico

Endereço ecológico

Desde 2003 adotamos a gestão compartilhada das Bacias hidrográficas e dos Corredores de Biodiversidade como unidades de planejamento de paisagens sustentáveis.

O Corredor de Biodiversidade da Serra do Mar, na Mata Atlântica do Brasil, é o nosso território prioritário há 17 anos, com vários casos de sucesso, como o premiado projeto Tecendo as Águas: uma rede de cooperação pela vida, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e de uma rede de parceiros.

O Tecendo é considerado pelo Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte de SP como um modelo inspirador, que pode ser multiplicado para outras regiões do país.

Atuação

Tópicos planejamento estratégico
Tópicos execução e fortalecimento de iniciativas socioambientais
Tópicos educomunicação
Tópicos curso, seminários, oficinas e palestras nos vários temas ambientais
Tópicos elaboração de materiais de comunicação e educação para a sustentabilidade
Tópicos restauração de nascentes com mobilização socioambiental e ecoeficiência nas áreas rurais
Tópicos turismo sustentável
Tópicos diagnósticos socioparticipativos
Tópicos fomento e fortalecimento de redes
Tópicos sistemas de monitoramento e avaliação

Metodologia utilizada no projeto Tecendo as Águas

Metodologia utilizada no projeto Tecendo as Águas
Galeria Galeria Galeria Galeria Galeria Galeria Galeria Galeria

Resultados

23 erogramas, projetos de intervenção de educação pela sustantabilidade, abrangendo todos os Biomas do Brasil

11.500+ educadores formados como multiplicadores em educação ambiental

905 mil participantes diretos nas intervenções de educação ambiental

18 lideranças comunitárias do Grupo Ciclos Contínuos formadas como mobilizadores e agentes socioambientais

139 publicações especializadas produzidas para as intervenções

90 famílias atendidas com programas de educação, conservação e geração de renda

4 redes fortalecidas: Rede pelo Juqueriquerê, Rede Social SP, Rede Planetária do Tratado de Educação Ambiental, Rede de Gestores das Unidades de Conservação do Corredor Central da Mata Atlântica; Rede de Sementes do Litoral Norte de SP; Rede de Sementes do Cerrado

23 políticas públicas fomentadas e fortalecidas, entre elas a Política Nacional de Educação Ambiental, a Política Nacional da Água, Plano de Ação Nacional para Ambientes Costeiros, o Plano de Bacia do Comitê de Bacia Hidrográfica do Litoral Norte – SP, Programa Ensino Médio Inovador, entre outras

Educomunicação: o Supereco é uma das Ongs brasileiras que mais produziu materiais de educomunicação voltados à sustentabilidade, tendo as comunidades como protagonistas da comunicação (vídeos, materiais para rádio, TV, WEB, redes sociais etc)

Fortalecimento de agendas globais e de políticas públicas

Nosso compromisso é “tirar do papel” e fortalecer os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global e as principais políticas públicas voltadas à educação, conservação e sustentabilidade. Buscamos também fortalecer os colegiados, comitês de bacia, redes e fóruns das regiões onde atuamos.

Contamos com uma rede de alianças estratégicas composta por organizações de diferentes setores e uma equipe multidisciplinar que ama o que faz, formada por técnicos e lideranças comunitárias do Grupo Ciclos Contínuos (metodologia institucional). Além de consultores especialistas nas diversas áreas de conhecimento. Quer conhecer melhor este time?