A 17ª edição Onda BGF Praia Acessível 2019 traz parceria inédita

23/04/2019

Instituições de esporte, lazer, educação, acessibilidade e sustentabilidade para beneficiar mais de 300 pessoas com deficiência e mobilidade reduzida e seus acompanhantes.
#pessoascomdeficiencia #eventoacessivel #lazer #educacao #sustentabilidade #supereco #omarnaoestaparalixo #acessibilidade
O maior evento do gênero no Brasil, criado por Bruno Guazzelli Filho, acontecerá no próximo sábado, dia 27 de abril, a partir das 10 horas, na praia da Enseada, em frente ao Forte São João, em Bertioga. Numa parceria com o Instituto Supereco, inovará com um grande alerta e sensibilização lúdica para a saúde, segurança, sustentabilidade e condições dos oceanos e praias do litoral brasileiro.

Cadeira anfíbia para pessoas com deficiência desenvolvida por Armando Fantini daRefresh Brazil, parceiro do Instituto Supereco.
Uma rede de parceiros formada pela BGF, Instituto Supereco, Refresh Brasil, Niltex, Voz das Gotas e representantes da SOBRASA se uniu para receber, em Bertioga, 16 ônibus com total de 800 pessoas entre acompanhantes, voluntários e organizadores. A programação da 17ª edição Onda BGF Praia Acessível 2019 oferecerá banho de mar, surf, vôlei sentado, cadeiras anfíbias, ducha ecológica, remada com catamarãs adaptados, passeios de caiaque, canoa havaiana, atividades de educação ambiental e de sensibilização para a conservação dos oceanos e praias, mutirões, painel de microlixo e muito mais!
A equipe do Projeto Tecendo as Águas, realizado pelo Instituto Supereco, com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, recepcionará o público utilizando fantasias alusivas aos animais marinhos, mochila ecofalante e a cobertura do evento pela juventude para a rádio supereco.com.

Equipe do Projeto Tecendo as Águas caracterizados com animais marinhos com a placa de sensibilização da Ação #omarnaoestaparalixo
Ao longo do dia, alinhada com a programação de esporte e lazer adaptados, a equipe fará atividades de sensibilização e educação ambiental, atividade “Praia segura para todos” com orientações de segurança aos banhistas e famílias, mutirões de coleta de lixo e de microlixo, confecção e exposição de painel de microlixo e das bituqueiras, mochila falante contendo marchinhas e áudios sobre o combate ao lixo no mar. A parceria tem o objetivo de fortalecer o Programa #omarnaoestapralixo, criado pelo Supereco. A presidente do Supereco, Andrée de Ridder Vieira, reforça a importância da parceria para sensibilizar as pessoas sobre o papel de cada um para a redução do lixo nos ambientes marinhos, nas águas doces e manguezais, e a prevenção de acidentes, atraindo a atenção nacional para praias mais seguras, saudáveis e limpas para todos”. Os jovens de Educomunicação do Projeto Tecendo as Águas estarão com o Espaço EDUCOM: “Nas ondas da acessibilidade, cobrindo o evento, entrevistando pessoas e gerando conteúdo sobre acessibilidade e sustentabilidade para alimentar a programação da Radioweb supereco.com ao longo de 2019.
Outros parceiros do Supereco, como Niltex com as lixeiras para sensibilização, o Voz das Gotas, com painel do microlixo, representantes da SOBRASA com orientações de segurança e prevenção de acidentes e a Refresh Brazil, empresa especializada em lazer inclusivo, trarão reforço para esta iniciativa. A Refresh Brasil desenvolveu a única cadeira anfíbia para pessoas com deficiência e baixa mobilidade do Brasil com certificação de qualidade do Instituto de Medicina Física e Reabilitação (I.M.R.E.A) – USP, com flutuadores, roda dianteira giratória, quebra ondas dianteiro, cinto de segurança peitoral 4 pontos. “É muito importante ter eventos como esse no Brasil para que mais pessoas com deficiência e mobilidade reduzida tenham acesso ao lazer nas praias com segurança e sustentabilidade”, explica Armando Fantini responsável pela Refresh Brasil e membro do Conselho Diretor do Supereco.
Durante o evento também haverá sorteio de brindes, participação da banda de reggae Macaco Prego e exposição de animais empalhados para animar ainda mais o evento e servir para reconhecimento tátil dos deficientes visuais.

Evento Onda BGF Praia Acessível

Tem como objetivo promover atividades de esporte adaptado a liberdade e a reabilitação espontâneas às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em meio natureza. O evento está em sua 17ª edição e cada vez mais proporcionando um dia único na vida das pessoas, sejam os participantes, voluntários ou organizadores.Informações: 17ª edição Onda BGF Praia AcessívelData: 27/04, das 10h às 16hLocal: Praia da Enseada, em frente ao Forte São João, em BertiogaPúblico: Pessoas com deficiência e com baixa mobilidadeEntrada gratuita

Instituto Supereco – Rumo aos 25 anos

Organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), fundada em 1994, atua em diversos campos da educação, comunicação, conservação e sustentabilidade. Oceano, águas, florestas, clima e sociedade são sua pauta ambiental! Mais informações: www.supereco.org.brConquistas do Projeto Tecendo as ÁguasO projeto “Tecendo as Águas” conquistou dois prêmios importantes: 1º Lugar da categoria de Preservação dos Recursos Naturais do prêmio “LIF 2015 – Clima e Sociedade: a mudança começa em nós”, da Câmara de Comércio França-Brasil, e, ainda, “Melhores Práticas de Educação Ambiental e Gerenciamento de Recursos Hídricos de 2014”, durante o “XII Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos – Água & Energia”, além da representatividade entre os melhores projetos brasileiros selecionados pela Abong (Associação Brasileira de ONGs) para fazer parte da delegação brasileira no Fórum Social Mundial de 2015, na Tunísia, África. É também o responsável por fomentar a Rede São Francisco de Ecoempreendedorismo Social e o Grupo “Ações em Rede” que já reúne 12 instituições em prol da agenda pelos oceanos e pelo turismo sustentável.Rede de Parceiros Além do patrocínio da Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, o Projeto Tecendo as Águas conta com uma rede de parceiros estratégicos como o Instituto Educa Brasil, Prefeitura de Caraguatatuba, Prefeitura de São Sebastião, Trata Brasil, CBH-LN (Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte), CEAG (Centro de Educação Ambiental de Guarulhos), RefreshBrazil, OBME (Organização Brasileira das Mulheres Empresárias), APA Marinha Litoral Norte, ASPS (Associação Sebastianense de Promoção Social), Operação Praia Limpa e Vozes das Gotas.