Ubatuba recebe 6ª edição do Fórum de Educação Ambiental do Litoral Norte em agosto

17/07/2023

Cidade sediará evento que irá dialogar sobre Crises Climáticas, Cultura Oceânica, Economia Circular e atuações de Educação Ambiental para um Futuro Sustentável

Refletir com a comunidade sobre a importância da conservação ambiental e garantir boas práticas sustentáveis, esta é a missão do VI Fórum de Educação Ambiental do Litoral Norte (VI ForEA). A 6ª edição do evento está confirmada e ocorrerá em Ubatuba-SP, entre 14 e 19 de agosto. A iniciativa é organizada pela 1ª vez na Cidade e é uma realização do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN) por meio da Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT-EA) e conta com execução do Instituto Supereco pelo Projeto Tecendo as Águas,  do Instituto Monitoramento Mirim Costeiro (IMMC) pelo projeto Monitoramento Mirim Costeiro Ubatuba, pelo Instituto Argonauta, Projeto Baleia Jubarte, Meros e Toninhas do Brasil – iniciativas do litoral com apoio da Petrobras – entre outras 30 instituições atuantes em ações socioambientais da região. O evento tem também o apoio da Prefeitura e da Secretaria de Educação do município, é gratuito e contará com palestras, rodas de conversa, visitas guiadas, oficinas, feiras, estandes, exposições e muito mais. Aceita-se o envio de banners até 10 de agosto. Programação atualizada e  inscrições constam no site do CBH-LN

O objetivo do VI ForEA é reunir profissionais, estudantes e demais interessados em atuar em prol do meio ambiente e educação no Litoral Norte de São Paulo. A intenção é levar conhecimento, trazer subsídios e formar redes para a efetivação de trabalhos de educação ambiental, mobilizando diferentes públicos da região como crianças, jovens, moradores, turistas, entre outros. 

O VI ForEA está com uma programação repleta de técnicos e pesquisadores de excelência na temática ambiental que abordarão tanto questões globais até problemáticas locais. Entre as pautas das atividades estão diálogos sobre Crises Climáticas, Cultura Oceânica, Economia Circular e diferentes atuações de Educação Ambiental. Ao final do evento, as trocas realizadas servirão de base para a formulação de um documento contendo propostas de ação aos governos municipais. 

O evento organizado pelo CBH-LN reuniu uma grande rede de parceiros além de projetos com apoio Petrobras como a Fundação Florestal pelas Unidades de Conservação do Litoral Norte e as prefeituras de São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba-SP, a Associação Coaquira, a Rede de Educação para Redução de Riscos de Desastres do Litoral Norte de São Paulo (ERRD-LN), o Coletivo Educador Floresta e Mar entre outras organizações. 

“Estamos em um território da Mata Atlântica com relevância mundial para a conservação da biodiversidade, a Década do Oceano, as questões climáticas e a necessidade urgente de atuar para cidades e comunidades mais sustentáveis e resilientes. A organização coletiva deste Fórum e a qualidade da programação demonstram a força do trabalho em rede e dos talentos regionais para as soluções socioambientais.” ressalta Andrée de Ridder, presidente do Instituto Supereco e atuante na organização do ForEA junto ao CBH-LN desde a sua primeira edição. 

Inscrições de Banners: Aceita-se envio de Banner com resumo de trabalhos de EA até dia 10 de agosto, de maneira virtual, seguindo o modelo do link, para educacaoambiental.ubatuba@gmail.com até o dia 10 de agosto. O banner impresso deverá ser entregue dia 14 para a organização do evento.

Confira a programação: